top of page

6 Sinais de Aviso do seu Cão ou Gato - Está na hora de uma Mudança Alimentar!

Já lá vai o tempo em que se dizia que os nossos cães e gatos deviam comer a mesma alimentação durante toda a vida. Esta ideia nos dias de hoje não faz qualquer sentido. Nenhum animal se nutre da mesma forma todos os dias durante toda a vida e por isso, também os nossos cães e gatos podem e devem variar na sua alimentação especialmente quando nos começam a dar alguns sinais de aviso.

Como protectores dos nossos animais devemos estar atentos aos sinais dos nossos cães e gatos pois eles não falam e não conseguem exprimir por palavras o que estão a sentir.

Assim, será que conhece os sinais que o seu cão ou gato lhe enviam todos os dias?

1º Sinal de Aviso: Pêlo baço e quebradiço

Um pêlo baço e quebradiço é indicativo de falta de saúde exterior e interior. Uma boa alimentação caseira ou comercial tem um bom equilíbrio de ácidos gordos Omega 3 e 6 para uma boa saúde da pele, pêlo e organismo no geral.

2º Sinal de Aviso: Excesso de peso

Existem várias causas para o excesso de peso. Entre estas destacam-se a falta de exercício, mau controlo de doses alimentares, alimentação de má qualidade, diminuição de actividade ou doença.

Se o seu animal tem já uns bons quilinhos a mais então procure boas soluções alimentares: alimentação biologicamente apropriada (peça-nos um orçamento), diminuição de cereais, diminuição de índice glicémico e suplementação alimentar indicada para estes casos (fale com a Dvet).

3º Sinal de Aviso: Doenças crónicas ou recorrentes

Neste sinal enquadram-se tanto doenças crónicas muito graves como cancro, doenças autoimunes, insuficência renal, etc até uma doença mais simples mas recorrente como uma otite. Saiba que, seja qual for a situação crónica e recorrente, se não mudar a alimentação provavelmente não se vai livrar da situação em que o seu animal se encontra.

São necessárias alimentações de elevada digestibilidade, alta qualidade, sem toxinas e com altos níveis de antioxidantes para acelerar uma boa resposta imunitária.

Desde que nos tornámos especialistas em nutrição natural para cães e gatos é incrível a quantidade de casos que chegam até nós de animais com doenças crónicas que estão apenas a ser controladas e que, com uma mudança alimentar e suplementação terapêutica, passam a estar curadas. Em vez de estarmos todos os dias apenas a controlar um fogo, apagamos o fogo e acabamos com o "crónico".

4º Sinal de Aviso: Problemas gastrointestinais

Se o seu animal lhe mostra problemas gastrointestinais como flatulência, diarreia, estômagos ruidosos ou vómito recorrente saiba que estes são sinais claros para uma mudança alimentar urgente.

Chegam até nós muitos animais, especialmente gatos, que vomitam muito após as refeições. Muitas vezes pensa-se tratar-se de um problema de bola de pêlo (semi-tratados muitas vezes com maltes de muito má qualidade) mas podem ser situações de clara intolerância alimentar.

Neste âmbito temos a história do nosso paciente Bongo: um gato que quando chegou até nós estava extremamente magro e debilitado, comia pouco, vomitava imenso e já tinha visitado várias clínicas e hospitais e feito imensos exames inconclusivos. Só lhe faltava fazer uma endoscopia e cirurgia exploratória quando a protectora do Bongo nos descobriu. Na altura dissemos-lhe: Antes de qualquer outro exame vamos mudar toda a alimentação do Bongo. Com uma boa mudança alimentar o Bongo mudou totalmente, deixou de vomitar e hoje é um Gato maravilhoso que irradia saúde com uma óptima composição corporal. Às vezes as respostas não são complicadas. A mudança nutricional é simples, barata e eficaz e neste caso salvou a vida do Bongo. O Gato Bongo tinha obviamente uma intolerância alimentar grave às rações comerciais e à presença de cereais na alimentação.

As rações comerciais estão cheias de sub-produtos, químicos, aditivos, aflatoxinas, etc e é normalíssimo que os nossos animais vomitem pois o vómito é um mecanismo de sobrevivência do seu corpo.

5º Sinal de Aviso: "Séniorite"

À medida que o seu animal vai envelhecendo, as suas necessidades também se vão modificando. A alimentação sénior deve ser suplementada com ingredientes específicos para dar suporte articular e ajudar na regeneração do organismo.

6º Sinal de Aviso: Uma comichão que não pára

O mundo está cheio de toxinas e infelizmente a maioria das rações e latas destinadas aos animais de companhia também. Por esta razão cada vez vemos mais animais com alergias. Assim, para evitar comichões e alergias persistentes, a alimentação do vosso animal deve ser livre de alérgenos tais como o trigo, milho (especialmente GMO), arroz branco, amido, glúten, fungos, sub-produtos, químicos, etc.

Se o seu animal está com algum destes sinais então páre, escute, olhe e comece a agir. Se está na linha do comboio da doença verifique isso e mude de linha. Entre no comboio da saúde para o seu animal a partir de hoje, de agora, mudando a sua alimentação.

Porque o seu animal merece!

Dúvidas e sugestões: zonadvet@gmail.com

Subscreva o nosso canal para recever os nossos vídeos semanais e a nossa Newsletter para todas as informações.

Obrigado e até breve!

Dvet


Site Oficial Dvet
Newsletter
Siga-nos
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
  • YouTube Quadrado Preto
Destaque
Consulta Holística Dvet
Facebook
Tags
Nenhum tag.
bottom of page