top of page

Plano Alerta Amarelo: 14 dicas para protecção dos cães e gatos do tempo frio

Sabe proteger o seu cão ou gato do tempo frio?

Descubra 14 dicas preciosas com os Médicos Veterinários da Dvet.

1) Mantenha o seu cão ou gato dentro de casa

Esta dica é especialmente importante. Mantenhas todos os seus animais dentro de casa. Os gatos podem dar pequenos passeios e tiver um pátio fechado e os cães também passeios mais curtos. Lembre-se também de animais como aves ou roedores e retire-os de correntes de ar frio.

2) Inspeccione os seus sistemas de aquecimento

Inspeccione as suas lareiras, aquecedores, etc. Faça limpezas periódicas e tenha atenção a possíveis fugas de monóxido de carbono. Considere comprar um detector deste gás para protecção de toda a sua família.

3) Recomendações para cães que passam tempo fora de casa

Vire a entrada da casota de forma a não apanhar vento directo. Eleve a casota do chão por exemplo com paletes e mantenha mantas dentro da mesma. Veja regularente se a comida e água do animal não estão geladas.

4) Cama quente e confortável

Dentro ou fora de casa o seu cão ou gato necessita de uma cama seca, quente e confortável.

5) Atenção aos animais de rua

Especialmente os gatos escondem-se na zona do motor dos carros para se aquecerem em dias de frio. Verifique a parte de baixo do seu carro antes de começar a conduzir, bata no capot e buzine se puder para os obrigar a sair. Neste tempo quente lembre-se também dos animais de rua e ofereça refeições e água.

6) Cuidado com o seu cão perto de água

Grandes poças de água, rios e lagos têm uma temperatura muito baixa nesta altura. Evite que o seu animal tenha acesso a estes locais.

7) Seque bem o seu cão ou gato

Seque sempre o seu cão ou gato depois dos passeios. Mesmo que não tenha estado a chuvar poderão ter as patas molhadas. Se precisar de dar-lhes banho nesta altura do ano verifique se a temperatura da água é confortável tanto para nós como para eles.

8) Invista em vestuário

Caso o seu animal não stresse com a colocação de vestuário, invista numa capa para a chuva ou mesmo numa camisola. Esta dica é mais indicada para animais jovens, séniores ou doentes.

9) Deixe o pêlo do seu animal crescer

Esta não é uma altura para grandes tosquias. Deixe o casaco de pêlo do seu animal crescer pois protege-o do frio.

10) Saiba os limites ao frio e reconheça problemas

Reconheça a tolerância do seu animal ao frio. Identifique sinais de hipotermia: ganir, tremer, ansiedade, relutância a movimentos, fraqueza, procura de sítios quentes para ficar. Atenção especial com animais sénior, animais com doenças degenerativas, crónicas e articulares, cachorros, fêmeas, gestantes, animais de pêlo curto e patas curtas.

11) Verifique as patas dos seus animais regularmente para a presença de fissuras, queimaduras, sangramento ou cortes

12) Previna envenenamentos

Limpe quaisquer resíduos de anticongelante que use e não os deixe ao alcance dos seus animais! Muito muito tóxico!

13) Alimentação apropriada ao frio

No inverno os animais necessitam de mais calorias para se manterem quentes. Aconselhe-se com o seu veterinário sobre as necessidades nutricionais do seu cão ou gato no tempo frio.

14) Faça um Check-up de saúde de inverno

O seu cão ou gato deve ser avaliado 1 ou 2 vezes por ano pelo seu veterinário. Nos animais mais susceptíveis ao frio (cachorros, animais sénior e animais com problemas articulares e ósseos) esta é uma boa altura para uma consulta - nesta consulta iremos definir medidas naturais de controlo de dor, suporte articular, nova alimentação, etc. Felizmente temos disponível controlo de dor homeopático muito eficaz que evita os efeitos secundários do uso recorrente de anti-inflamatórios convencionais.

Obrigado por nos seguirem,

Aqueçam-se bem este inverno, a vocês e a toda a família! Dvet

Site Oficial Dvet
Newsletter
Siga-nos
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
  • YouTube Quadrado Preto
Destaque
Consulta Holística Dvet
Facebook
Tags
Nenhum tag.
bottom of page