top of page

Frente a frente: Holístico ou Natural?

Sabe distinguir os termos Holístico e Natural?

Descubra o que significam com os médicos veterinários Holísticos Dvet e faça as melhores escolhas para o seu cão ou gato.

Todos os dias ouvimos vários termos: Holístico, Natural, Integrativo, Complementar ou Alternativo.

Por esta razão, hoje decidimos comprar o termo holístico e natural.

Será que podemos dizer que fazemos medicina natural para cães e gatos? Sim

Porque 99% das vezes utilizamos produtos naturais para cães e gatos como homeopatia, desparasitação natural, fitoterapia, medicina ortomolecular, medicina energética, etc.

Mas afinal Natural é o mesmo que Holístico e Holístico é o mesmo que Natural? Não

Porque podemos utilizar produtos naturais de forma não holística e ser holístico sem utilizar produtos naturais.

Então como podemos utilizar produtos naturais de uma forma não holística?

Imagine que está com uma queda de cabelo e não quer usar um produto químico. Por esta razão dirige-se a uma ervanária e pede um produto para queda de cabelo. Por melhor que esse produto seja, e até pode conter vitaminas, óleos essenciais, aminoácidos, etc esta não foi uma abordagem holística pois apenas fez o tratamento para o seu sintoma e não foi considerado o seu todo, o holístico, o holos. Agora imagine que afinal a sua queda de cabelo era causada por stress, embora esse tratamento natural pudesse ajudar não iria curar e resolver o problema permanentemente pois não foi feita uma abordagem holística.

Transpondo esta situação para o seu animal, imagine que este se encontra com comichão/prurido e você pede-nos um tratamento natural pois não quer utilizar cortisona. Nós conseguimos passar-lhe uma alternativa no entanto, embora o seu cão ou gato possa melhorar com esta alternativa, se não fizermos uma consulta holística e se não virmos o todo do seu animal essa situação poderá vir a recorrer. Porque imagine que a comichão do seu animal era causada por uma intolerância alimentar, um excesso de químicos ou stress - o produto natural não iria resolver de forma permanente porque não fomos à causa do problema, não fomos holísticos.

Por esta razão é que, para além de utilizarmos produtos naturais, somos veterinários holísticos. Para que a cura exista não basta ser natural, é preciso ver o todo e tratar as causas dos problemas.

Então e o Holístico pode não ser Natural?

Pode, muito embora os Veterinários Holísticos como nós, tenham brio na procura de soluções naturais para todas as situações. Porquê?

Porque como os veterinários holísticos veem o todo do animal têm mais noção e cuidados com os efeitos secundários dos medicamentos mesmo os efeitos secundários tardios pois nem sempre os efeitos secundários são imediatos.

Como temos esta noção tentamos utilizar sempre o menor número de químicos e usamos produtos naturais em 99% das situações.

No entanto há aquele 1% das situações que são urgentes e que mesmo um veterinário holístico percebe que é necessária a utilização de químicos - Nestas situações a abordagem holística pode não ser natural.

A Dvet realiza Medicina Veterinária Holística, Natural e Integrativa, no entanto, o termo holístico é o que melhor define o nosso trabalho.

Obrigado por estar desse lado. Qualquer dúvida ou sugestão envie para o email zonadvet@gmail.com

E não deixe de visitar o nosso site e subscrever o nosso canal de Youtube.

Até ao próximo Vídeo, Tudo de bom para todos! - Dvet

Site Oficial Dvet
Newsletter
Siga-nos
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
  • YouTube Quadrado Preto
Destaque
Consulta Holística Dvet
Facebook
Tags
Nenhum tag.
bottom of page