top of page

Ranking 10 - A Melhor e a Pior Opção de Alimentação para Cães e Gatos

O que dá como alimentação para o seu animal? Ração? Comida caseira? Latas?

A alimentação é de extrema importância para o seu animal. Aliás, arriscamo-nos a dizer que a alimentação animal que escolhe para o seu cão ou gato será a escolha mais importante para a saúde deles... Afinal, somos o que comemos e alimentação é a raiz da saúde ou, infelizmente, da doença.

Normalmente existem 2 opções que fazem os protectores optar por uma alimentação menos adequada:

1) Baixo poder de compra;

2) Falta de conhecimento.

No entanto, este nosso vídeo não pretende que se maltratem se estiverem a oferecer aos vossos animais uma alimentação menos positiva. Afinal fazemos todos o melhor que podemos. Queremos sim dar-vos a opção de, com conhecimento, poderem optar pela melhor das opção. Se estiverem a dar uma alimentação que está num lugar baixo do Ranking tentem subir de alguma forma, dentro das suas possibilidades. Se estiverem num dos primeiros lugares: Parabéns! Estão a trabalhar para animais com uma saúde de ferro :)

As possibilidades de cada um não são apenas financeiras. Existe também o factor tempo ou até escolhas e valores morais e de consciência que por vezes não permitem oferecer um tipo de alimentação (exemplo: os vegamos não querem dar produtos de origem animal aos seus cães e gatos mesmo sabendo que estes são carnívoros). Para os Vegans faremos um outro vídeo onde daremos as melhores opções de alimentação neste caso embora, tendo em consideração o facto dos cães e gatos serem carnívoros.

Ranking 10 da Alimentação para Cães e Gatos da melhor para a pior opção:

1º Lugar - Dieta Crua Caseira Balanceada

Dieta crua significa mais nutrientes pois não é uma alimentação processada. Neste tipo de alimentação os protectores têm toral controlo sobre a qualidade dos ingrdientes utilizada e permite muita variedade, a adição de nutracêuticos, etc. Balanceada significa que segue algumas regras de ouro veterinárias e é uma alimentação completa pois usa uma mistura de ingredientes aconselhada pos veterinários holísticos e adaptada à fase de vida do animal.

2º Lugar - Dieta Crua Comercial

Infelizmente em Portugal não existe muita alimentação crua comercial e a que até agora tivemos acesso não nos agradou por completo . No entanto existem já pelo menos uma loja (Dogswish) que prepara alimentação crua caseira balanceada para cães e poderá ser uma opção para alguns protectores com menos tempo.

3º Lugar - Dieta Caseira Cozinhada Balanceada

Esta alimentação tem exactamente os mesmos benefícios que a alimentação do 1º lugar mas como já é cozinhada é também já processada e por isso os alimentos já perderam algumas das suas características iniciais ao nível das enzimas, vitaminas, etc...

4º Lugar - Latas de comida húmida com ingredientes para consumo humano

Normalmente as latas de comida para animais que utilizam ingredientes para consumo humano dizem-no nas suas embalagens. Estas latas costumam também ter um preço mais elevado. Se tem dúvidas sobre as latas que oferece pergunte ao fabricante por email ou telefone.

Normalmente para protectores com mais tempo que dinheiro aconselhamos fazer comida caseira. Para protectores com mais dinheiro que tempo aconselhamos boas latas de alimentação para cães ou gatos.

Toda a alimentação húmida aparece primeiro que a seca pois os órgãos dos animais, tal como os nossos, necessitam de água para o seu normal fundionamento. O uso apenas de alimentação seca pode levar a estados de desidratação mesmo que subclínica (que não dá sinais clínicos).

5º Lugar - Ração Seca Biologicamente Apropriada

Estas rações estão formuladas segundo a biologia dos animais, utilizam ingredientes de boa qualidade, para consumo humano, não têm subprodutos nem derivados ou ingredientes duvidosos. Para saberem mais sobre alimentação vejam este outro vídeo Zona Dvet.

6º Lugar - Latas de Gama Veterinária

Normalmente estes alimentos não são biologicamente apropriados, alguns ingredientes não têm boa digestibilidade e algumas contêm subprodutos - Leiam sempre os rótulos.

7º Lugar - Rações de Gama Veterinária

Característica iguais às latas de gama veterinária mas sem humidade (sem água).

8º Lugar - Latas de Gama de Supermercado

Infelizmente normalmente as latas desta gama têm muito baixa qualidade. Contêm sub-produtos de origem vegetal e animal, ingredientes duvidosos, muitos cereais e até açúcar.

9º Lugar - Rações Secas de Gama de Supermercado

Característica iguais às latas de gama de supermercado mas sem humidade (sem água).

10º Lugar - Alimentação Caseira Crua ou Cozinhada não Balanceada

Alimentação caseira que não respeita regras veterinárias para uma boa saúde. Normalmente nesta alimentação incluem-se também os restos de comida humana que para além de não serem balanceados podem conter ingredientes muito nocivos para a saúde dos cães e gatos. Deverá então sempre informar-se com a Dvet ou com o seu veterinário de eleição sobre como preparar alimentação caseira balanceada.

Nas CONSULTAS DVET avaliamos sempre o animal, a sua história e estilo de vida, realizamos todo o seu exame físico, damos todo o aconselhamento holístico e ensinamos também o protector sobre como fazer comida caseira balanceada: os erros a evitar e as regras a cumprir. No final da consulta realizamos uma ficha de alimentação caseira crua ou cozinhada com todos os alimentos que o animal pode comer, as proporções, a quantidade diária e ainda suplementos que pode tomar diariamente para ajudar a uma saúde de ferro.

Agora que já tem esta informação faça a escolha de alimentação melhor tanto para o seu animal como para si.

Tudo de bom para si e para o seu animal,

Até breve,

Dvet

Margarida Raposo (Médica Veteriniária Holística)

Miguel Fontes e Sousa (Médico Veterinário Holístico)

Site Oficial Dvet
Newsletter
Siga-nos
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
  • YouTube Quadrado Preto
Destaque
Consulta Holística Dvet
Facebook
Tags
Nenhum tag.
bottom of page