top of page

O que é a Medicina Veterinária Holística? 4 Pontos que a diferenciam

Quem quer mais saúde para o seus animais tenta procurar mais e melhores opções para tratamento e especialmente prevenção de doenças. A Dvet dedica-se à Medicina Veterinária Holística ao Domicílio.

Mas afinal o que é a Medicina Veterinária Holística? O que é o Holismo? Para que serve? Em que se diferencia? Quando deve chamar um médico veterinário holístico?

Primeiro que tudo relaxe - o holismo nada tem de esotérico ou estranho. Os veterinários holísticos são veterinários normais, que tiraram os mesmos 6 anos de curso que os outros. No entanto, para alén das ferramentas convencionais têm também outras valências e veem a saúde e a doença de uma forma diferente - holística.

HOLISMO provém da palavra grega "Holos" que significa "o todo", "o completo". Assim, numa situação de doença o médico veterinário holístico não se foca apenas nos sintomas da parte afectada mas sim no todo do indivíduo. Ao equilibrar o todo, todo o ser é curado incluindo a parte que dá sintomas. No holístico o todo é mais do que apenas a soma das partes.

A MEDICINA VETERINÁRIA HOLÍSTICA vai ao encontro da raiz do problema, do que está por baixo do que vemos superficialmente (como se de um iceberg se tratasse). Como os sinais de doença que vemos muitas vezes não são a causa da doença o nosso objectivo é descobrir qual a causa primária e corrigi-la evitando que a doença evolua ou volte a aparecer.

EXEMPLO: Numa otite causada por ácaros a medicina veterinária holística para além de tratar os ácaros da forma mais natural possível irá tentar descobrir o que levou os ácaros a aparecer - Neste ponto podemos perceber que o animal tinha um sistema imunitário enfraquecido, que estava exposto a muitos químicos, que tem uma má alimentação, etc.

Depois de descoberta a causa os Médicos Veterinários Holísticos irão sugerir um tratamento natural para a cura do problema.

Eis os 4 PONTOS QUE DIFERENCIAM A MEDICINA VETERINÁRIA HOLÍSTICA:

1 - MEDICINA DOS "PRÓ" EM VEZ DOS "ANTI"

A primeira abordagem da Medicina Holística é reforçar os mecanismos de cura naturais do organismo (exemplo: utilização de probióticos ou homeopáticos). Desta forma reservamos a utilização dos "Anti" (como antibióticos, antinflamatórios, anti-tússicos, etc) apenas para casos urgentes diminuindo assim efeitos secundários indesejáveis e resistências a fármacos. Reforçamos a força vital em vez de bloquearmos os mecanismos naturais do corpo.

2 - PREVENÇÃO: PROMOÇÃO DE SAÚDE EM VEZ DE COMBATE A DOENÇAS

Queremos que os animais estejam sempre bem aumentando o seu sistema imunitário, dando boa alimentação, desintoxicando todo o organismo, etc.

3 - MAIS NATUREZA, MENOS QUÍMICOS

Na Medicina Veterinária Holística utilizam-se maioritariamente produtos naturais. Se nenhuma célula do nosso corpo é composta por químico sintéticos porquê utilizá-los como primeira abordagem? Aqui temos opções dentro da homeopatia, fitoterapia, nutrição natural, medicina ortomolecular, medicina energética, florais e alternativas naturais para os produtos mais usados como desparasitantes internos e desparasitantes externos naturais.

4 - NÃO EXISTE NADA INCURÁVEL

O incurável significa curável do interior e tendo em consideração várias valências da medicina as hipóteses de cura são muito superiores.

Por fim gostaríamos de dizer que obviamente não devemos descartar a medicina convencional (também designada de alopática). Esta medicina tem também feitos incríveis e salva vidas todos os dias especialmente em urgências e cirurgias.

No entanto queremos frizar que a MEDICINA VETERINÁRIA HOLÍSTICA tem fantásticos resultados especialmente na área da prevenção e doenças crónicas tanto de animais como de pessoas.

Experimente e conheça esta outra abordagem tão saudável.

Site oficial Dvet: www.dvet.pt

Qualquer dúvida ou sugestão envie para zonadvet@gmail.com

Trate-se bem a si e aos seus animais! Até breve!

Site Oficial Dvet
Newsletter
Siga-nos
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
  • YouTube Quadrado Preto
Destaque
Consulta Holística Dvet
Facebook
Tags
Nenhum tag.
bottom of page